A Acreditar deu seus primeiros passos no Serta – Serviço de Tecnologia Alternativa, instituição que coordenou, na Bacia do Goitá, o projeto Projeto Aliança com o Adolescente, voltado para a formação de jovens – Agentes de Desenvolvimento Local e Agentes de Desenvolvimento da Arte e da Cultura – em três estados nordestinos. Em julho de 2001, ocorreu o 1º Seminário Itinerante do Projeto Aliança com o Adolescente, promovendo o intercâmbio de jovens em formação na Bahia, Ceará e Pernambuco. Identificava-se, no projeto, em Pernambuco, uma grande lacuna com relação ao empreendedorismo e geração de renda, em face à necessidade de apoiar os jovens desejosos
de abrirem seus próprios negócios à medida que adquiriam uma nova visão de sua região. Assim sendo, houve uma decisão coletiva de investir o saldo dos recursos destinados ao 1º Seminário Itinerante – dez mil reais -, na constituição de um Fundo Rotativo que concedesse empréstimos aos jovens da Bacia do Goitá. Entretanto, muito se discutiu sobre o caráter inovador do Fundo Rotativo – FR. Deveria investir no desenvolvimento do negócio e cuidar das pessoas que o acessasse.
Assim, o FR foi criado para, além de financiar os negócios, também educar para a cidadania, acompanhar e criar uma cultura de responsabilidade em quem buscasse empréstimo. A gestão era colegiada, sob a responsabilidade exclusiva dos jovens em formação. Ao longo da sua trajetória, diversos grupos de jovens, com diferentes perfis, conduziram o FR e agregaram recursos, valores e processos metodológicos.
O sucesso e o crescimento do FR foram motivos indutores para a fundação da Acreditar, recebendo do Serta e das instituições do Projeto Aliança com o Adolescente todo apoio necessário, inclusive a doação da carteira de crédito, da metodologia e da história. Nestes 16 anos, o FR e a Acreditar já apoiaram mais de 11.000 pessoas em suas trajetórias de empreendedorismo nas comunidades populares da região.